Obesidade infantil.
Obesidade infantil.

As crianças e adolescentes dos dias atuais apresentam maior quantidade de gordura corporal do que as gerações passadas, devido aos erros nos hábitos alimentares, além da falta de atividade física. As possibilidades de que as crianças obesas de hoje se tornem adolescentes obesos amanhã e adultos obesos no futuro são grandes.


Algumas dicas comportamentais:

  • Estabeleça horários fixos para as refeições. Realize entre cinco a seis refeições diárias, com intervalo de duas a três horas cada;
  • Incentive a mastigação e não permita a realização das refeições em frente a televisão, computadores, entre outros que distraem a atenção da criança;
  • Não substitua as refeições principais por lanches ou doces;
  • Priorize a ingestão de alimentos mais leves. Evite alimentos gordurosos e frituras, e dê preferência aos assados, grelhados ou cozidos, e às carnes magras;
  • Ofereça frutas, verduras e legumes frescos, e substitua o refrigerante e suco industrializado por água;
  • Evite o consumo de alimentos com altos teores de açúcar e gorduras, ou ricos em sódio;
  • Não proíba a ingestão de nenhum alimento, apenas controle as quantidades.

Pais, em vez de adicionar mais pressão para a perda de peso, vocês devem ser mais animadores. Encorajam seus filhos através do incentivo para a prática de esportes e o consumo de uma alimentação variada, equilibrada e balanceada.

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