Dicas para realizar um café da manhã saudável e saboroso em casa.
Dicas para realizar um café da manhã saudável e saboroso em casa.
  • Incentive a refeição: caso a criança não tenha fome no café da manhã, converse com ela explicando a importância e os benefícios desta refeição. Também vale a pena rever o horário do jantar e da ceia, se estes não interferem no consumo de alimentos na manhã seguinte, caso necessário, adiante estas últimas refeições adequando aos horários da criança.
  • Reunião em família: aproveite o momento do café da manhã, para ser um momento prazeroso, cheio de conversa e confraternização, com todos ao redor da mesa, fortalecendo ainda mais os laços de família. Os pais que realizam o café da manhã e que se alimentam de um cardápio equilibrado contribuem para as escolhas e hábitos alimentares saudáveis de seus filhos.
  • Poupe tempo: se a desculpa é a falta de tempo para preparar o café da manhã, a dica é deixar a mesa montada na noite anterior, e os alimentos na geladeira. Peça ajuda à criança para deixar tudo preparado para a manhã seguinte. Faça das refeições um momento tranquilo e sem pressa. A hora da alimentação é hora sagrada!
  • Apresentação da comida: caso a criança recuse algum alimento, não desista. Apresente o alimento de forma diferenciada, com cores, texturas, sabores, cheiros diversos. A criança precisa descobrir que comer algo que ela não conheça ou que não goste tanto é gostoso.
  • Variação do cardápio: o café da manhã deve conter alimentos variados, contribuindo, assim para uma refeição equilibrada e nutritiva. Priorize a ingestão de frutas, leite e derivados, e cereais (de preferência os integrais). Evite os produtos industrializados com alto teor de açúcar, gorduras, e sódio.

Abuse de alimentos, recipientes e utensílios coloridos. Utilize, também, como “aliado”, o personagem preferido da criança, tornando a refeição uma brincadeira saudável.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *